Gerenciamento

Objeto de Negócio

O Objeto de Negócio é um recurso de abstração do Banco de Dados. O Objeto de Negócio representará o modelo de dados e poderá atingir um ou mais formulários.

Cada objeto de negócio criado representa uma tabela no banco de dados. Essa é a camada da aplicação é responsável em se conectar com o Banco de Dados, que irá consultar, gravar, alterar e deletar dados (CRUD).

A comunicação do OBJETO DE NEGÓCIO se dá pela CONEXÃO DE BASE DE DADOS e a comunicação com o formulário se dá pelas chamadas do tipo API REST, enviando e recebendo dados no formato JSON

Document image


A criação de um OBJETO DE NEGÓCIO possui três grupos informações: Identificação, Banco de Dados e Formulário.

Passo a passo

1

Acesse a funcionalidade pelo menu de navegação Low Code > Gerenciamento > Objeto de Negócio;

2

Clique em “Criar”;

3

Preencha os campos disponíveis na guia “Identificação”;

4

Selecione o Projeto para a qual o objeto de negócio é criado, atribua ao Objeto de Negócio um Nome e uma Descrição, também informe o Propósito do Objeto de Negócio.

Document image


Informação do Banco de Dados

1

Preencha os campos disponíveis para a guia "Banco de dados". Essa guia faz referência à estrutura do banco de dados da aplicação. Como cada objeto de negócio representa uma tabela de banco de dados, essa guia define as colunas do banco, bem como seus relacionamentos, regras de negócio e comandos SQL (se necessário).

2

Na guia Banco de Dados é obrigatório selecionar a CONEXÃO DE BANCO, o tipo (nesse exemplo é uma tabela) e nome que irá se chamar a tabela no banco de dados.

3

Preencha as informações com:

  1. A Conexão de Banco criada,
  2. O Tipo, se é tabela ou view, e
  3. O Nome no Banco de Dados do objeto de negócio (O nome da tabela).
Document image


Colunas

1

Ainda no Banco de Dados é importante adicionar campos. Caso a tabela já exista no banco de dados, pode-se utilizar a opção: Buscar colunas do BD. Nesse caso tem que fornecer o nome da tabela no banco de dados.

2

Adicione as colunas da tabela, indicando:

  1. Informe o nome da coluna na BD;
  2. Selecione o Tipo da Coluna. O sistema fará a correlação automaticamente para o Tipo no BD;
  3. Dê o Nome para atributo de objeto, se você não mudar, terá o mesmo nome que o nome da coluna;
  4. Configure a Label para o formulário e a grid;
  5. Selecione a Chave primária se a coluna é a Chave primária para a tabela;
  6. Selecione Obrigatório se a coluna for obrigatória;
  7. Clique em “Salvar”.
Document image


🖊 Nota: Após o "Salvar", você poderá informar a chave do domínio, se houver e digitar e atribuir o relacionamento, se necessário.

3

Após criados os campos é só salvar e executar o DDL para que a tabela seja criada no banco de dados, caso ainda ela não exista no Banco de Dados.

Document image


🖊 Nota: Após a execução da DDL para criação da tabela e campos, a cada inclusão/exclusão pontual de campos, você deve executar o DDL correspondente para executar a criação/mudança no Banco de Dados.

Relacionamentos

1

Se necessário, você pode adicionar Relações nessa guia;

2

Cique em “Adicionar” e defina:

  1. Tipo (1 x N, N x 1);
  2. Informe o nome da Relação e da Label (para o formulário);
  3. O objeto Referenciado que será vinculado;
  4. A Coluna para preenchimento automático;
  5. Configure se é um campo Obrigatório;
  6. Uso de Delegação quando você quiser usar conceitos de Generalização/Especialização para o Relacionamento;



Regras de Negócio

Você também adicionar REGRAS DE NEGÓCIO nas ações de inclusão, atualização ou exclusão de registros na entidade de dados. Você poderá vincular essas Regras ao Objeto de Negócio, através da inclusão de Dependências disponível no Formulário.

Selecione a Regra de Negócio para o tipo de ação que deseja atribuir. A regra pode existir na Inclusão, na Alteração ou exclusão na ação no Objeto de Negócio.

Document image


Criando Regras de Negócio

Para criação de uma Regra de Negócio é obrigatório fornecer um Nome, uma Descrição, Tipo e o nome do Projeto.

Exemplo de uma regra de negócio que valida uma informação:

Document image


SQLs

Você pode criar SQL's relacionados ao objeto de negócio a ser usado no projeto, por exemplo:

Em uma situação para consultar um grupo de registros, você pode criar um SQL (será considerado como uma função) para obter esses conjuntos de registros que necessita, passando paramentos na consulta ${valor}. Para incluir um SQL clique em “Adicionar

Formulário (CRUD & Personalizável)

Na guia formulários temos várias opções: Labels, Grid, Desenho de Tela, Html, Controler e Dependências, que tratam exclusivamente dos recursos utilizados no formulário. Cada item pode ser explorado em cursos específicos de manipulação da ferramenta. Vamos abordar apenas a Grid e o Desenho de tela.

Document image


Em Grid podemos adicionar os campos que queremos que seja exibido. Selecione os campos e clique em “Incluir selecionados”. É possível adicionar todos os campos de uma vez ou selecionar itens que serão inclusos.

Document image


No Desenho de tela é onde vamos escolher os campos para serem adicionados no formulário, como objeto do tipo input, por exemplo. Igual à grid, podemos adicionar todos ou selecionar itens que serão incluídos.

Document image


A cada etapa clique em Salvar e por último Salvar no OBJETO DE NEGÓCIO.