Arquitetura de plataforma SaaS
Plataforma 4Biz Oxygen

4Biz Enterprise Low Code Platform (4Biz ELC)

Document image


O ELC é a plataforma de desenvolvimento de aplicações totalmente integrada ao ambiente e plataforma 4Biz que permite uma adaptação rápida e segura do ambiente, dos processos operacionais e das necessidades do negócio. Ele proporciona diferentes possibilidades de aperfeiçoamento e expansão do ambiente 4Biz, desde CRUDs codeless até integrações complexas com sistemas legados ou de terceiros.

A plataforma 4Biz também possui webservices para consumo de informações e integração com qualquer sistema, seja via API, banco de dados ou consumo de arquivos.

Por meio de seu motor de integração, a plataforma pode se comportar como gateway API, consumindo dados de uma ou mais fontes, consolidando e disponibilizando as informações para sistemas externos via webservices.

Além do motor de integração a plataforma ELC possibilita a criação de qualquer novo tipo de formulário e/ou aplicação que pode ou não ter relação com os dados existentes no sistema. Assim, permite que novos sistemas sejam criados, dados sejam tratados e disponibilizados por diversos meios como os citados anteriormente.

ELC WEB

A plataforma possui 3 pilares para a parte de construção: Aplicação, Objeto de Negócio e Formulários, além de todo a parte de webservices nativo e uso das demais tecnologias Low Code do ecossistema.

Aplicação

Cada aplicação Low Code, seja web ou mobile, é construída com uma combinação desses elementos, agregada a tecnologias e gatilhos como FaaS (Execução Node), Captador de Eventos e integrado a todo ecossistema.

Objeto de Negócio

A solução possibilita a criação de aplicações diretamente na plataforma ou integração a sistemas legados via banco de dados, permitindo o completo mapeamento de informações e os disponibilizando automaticamente via webservices.

Tela de gerenciamento de aplicação - Objeto de negócio
Tela de gerenciamento de aplicação - Objeto de negócio


Outra funcionalidade é o mapeamento automático de dados oriundos de outros sistemas ou da própria 4Biz.

Document image


Ao se conectar com outras bases de dados, a plataforma 4Biz gera automaticamente API Rest para consumo dos dados, funcionando com gateway API, disponibilizando as informações para serem consumidas externamente. Essa é uma das formas de integração com bases legadas.

Document image


Após montar a estrutura de dados da nova aplicação – que pode ser somente um novo formulário – cria-se o desenho da tela.

Formulários

A estrutura de telas é construída com o mecanismo “drag and drop”, permitindo a qualquer usuário a criação rápida tanto de formulários quanto de aplicações. A paleta de componentes possibilita a inclusão de qualquer tipo de campo e, ao salvar, o formulário/aplicação estará pronto para uso.

É através do formulário Low Code que o usuário interage com a aplicação, executando operações de consulta, inclusão, alteração e remoção de dados nos Objetos de Negócio ou fornecendo informações para a execução de fluxos.

Os formulários também podem acessar dados do sistema de integração com a inclusão de botões ou automações que executem webservices para captura de dados.

Document image

Document image


ELC Mobile

Um adulto médio verifica seu telefone dezenas de vezes por dia e a estatística prova que os usuários gastam em média 88% do tempo em aplicativos móveis, o que significa que o público-alvo estará sempre mais disponível para executar suas operações dentro do ambiente mobile.

Com isso, se tem a necessidade de alterar, adicionar funcionalidades, criar aplicações móveis com a mesma facilidade Low Code que se criam aplicações para web, e é aqui que entra o ELC Mobile.

O ELC Mobile permite que aplicações para smartphones sejam criadas com a mesma simplicidade das aplicações Low Code web e integrado em todo ecossistema 4Biz.

Document image


✏️ Nota: Após todo seu ciclo de desenvolvimento Low Code, testes e validações, a aplicação ELC mobile pode ser distribuída diretamente no GooglePlay e na Apple Store.

Document image


ELC Integration - Fluxo de Integração

Os Fluxos de Integração permitem integrar aplicações Low Code a sistemas externos, sejam do ambiente 4Biz ou de terceiros. É uma ótima alternativa para integração com sistemas legados que muitas vezes só disponibilizam arquivos para consumo.

O sistema de integração possui ampla paleta de componentes que permite capturar qualquer dado via webservices, banco de dados ou consumo de arquivos, ou disponibilizar via webservices.

Document image

Document image

Document image


A paleta de componentes permite que a integração seja criada utilizando notação BPMN2, facilitando assim a construção das integrações via Low Code.

É possível criar integrações complexas que mesclem consumo de arquivos, bancos de dados e API e, uma vez integrado, disponibilizar, via webservices, para o mundo exterior e para o ecossistema. É desta maneira que todo workflow criado na plataforma se transforma em webservices que pode ser consumido externamente.

Document image


Após a criação de integrações e/ou aplicações, a plataforma permite que esses componentes sejam utilizados na orquestração de serviços e atividades via workflow. Dessa forma, cria-se automações para as atividades existentes, mesclando ações humanas e automatizadas dentro de processos pré-definidos, reduzindo retrabalho, custos e aumentando a entrega de valor para o processo que está sendo executado.

Document image


Regra de Negócio

As Regras de Negócio do Low Code servem para realizar validações que reflitam as regras de negócio das aplicações. Podem ser usadas para validação de formulários e/ou associadas a operações de inclusão, alteração e exclusão de objetos de negócio. Fluxos de Integração, Scripts e Codigo Pyton podem ser agregados para execução da regra de negócio.

O Processo de Negócio permite a execução de Fluxos de Integração de forma rotineira e automatizada. O processo de interação entre os elementos Low Code pode ser descrito da seguinte maneira: o Objeto de Negócio interage diretamente com Formulários e sistemas externos (via API REST), fazendo uso de Domínios e Regras de Negócio para validação de dados.

Document image


ELC Event Center

O Monitor de Eventos do ecossistema da plataforma 4Biz captura qualquer evento utilizando tecnologias como Camel, Kafka, Slack, e outras similares.

E é baseado nesse evento que consegue realizar qualquer tipo de ação utilizando, entre outros, o ELC FaaS, Kafka, ESI (ELC Integração).

Document image


Após o tipo de integração (canal que será escutado pela plataforma), são apresentados os dados de conexão/integração para que a monitoração ocorra e qual o tipo de ação deverá ser “disparado” quando o evento esperado ocorrer.

Document image


E a configuração do evento Low Code selecionado.

Document image


ELC Dashboards

Os dados oriundos do ecossistema podem ser classificados e agrupados em dashboards construídos na própria plataforma, utilizando-se de componentes pré-definidos ou com a possibilidade de criação via HTML. A utilização de BI’s que consomem os dados tratados pelo ecossistema Low Code também são possíveis de serem agregados à plataforma e disponibilizados ao usuário final.

Document image


Dashboards desenvolvidos via sistema ELC.

Document image


Paleta ELC de Widgets para Dashboards permite que o usuário arraste o componente para dentro da dela e depois adicione os parâmetros de pesquisa para criar novas métricas e indicadores.

Document image

Document image


ELC Portals

Uma das principais características do ecossistema Low Code é a publicação de informação de forma tratada e organizada para o usuário final. Seja via Dashboards, Aplicação Mobile ou Relatórios, a plataforma 4Biz também possui a camada de Portais Low Code que, além de permitir a rápida e fácil criação de workplaces completos, garante que o acesso seja realizado somente a quem possui permissão.

Document image


Dentro da área de parametrização e construção de portais é possível adicionar novos widgets, que são as aplicações, relatórios, painéis e tudo o que foi construído dentro do ecossistema Low Code – desde que autorizado pelo administrador da aplicação –, transformando o Portal em um Digital Workplace, em que as aplicações criadas podem ser consumidas e agregadas como um marketplace.

Document image


Agregação de novos widgets construídos no ecossistema Low Code:

Document image

Document image




Document image