O que é Low Code?
O Low Code é uma plataforma de desenvolvimento, que integra o portfólio de soluções da Oxygen e é utilizado no desenvolvimento rápido e seguro de aplicações de TI que impulsionam processos operacionais e necessidades do negócio.
Concebido com base em tecnologias maduras de desenvolvimento web e utilizando conceitos como dynamic application e hot deploy, o Low Code elimina a necessidade de reiniciar o servidor ou sistema durante as atualizações. A plataforma oferece ampla integração com diversas ferramentas e recursos, proporcionando variadas possibilidades de aperfeiçoamento e expansão do ambiente Oxygen. Desde a criação de CRUDs simples e codeless até integrações complexas com sistemas legados ou de terceiros, o Low Code permite que dados pré-existentes informados na abertura de chamados não sejam alterados.
Por meio do uso de Formulários, é possível criar e disponibilizar diferentes formulários para os serviços.
A plataforma também suporta integrações com uma ampla gama de interfaces externas, como webservices REST e SOAP, conexões com diversos bancos de dados, FaaS, Kafka, entre outros. Ela pode consumir arquivos nos formatos XMS, JSON, TXT, CSV, XML, JSON, XLSX, entre outros, devido à sua capacidade de formatar layouts. Todos os dados consumidos podem ser entregues ou compartilhados (de acordo com as regras de segurança) via webservices ou arquivos de layout.
Nota: Todos os Webservices suportam transporte de dados via protocolo HTTPS.
O desenvolvimento de aplicações pode muitas vezes ser lento e caro, além de expor um alto risco ao negócio. O Low Code apresenta uma dinâmica inteligente de automação de processos de negócio e construção de telas com recursos drag and drop, ou seja, pode-se arrastar elementos pré-definidos para criar as telas de forma flexível, segura e ágil.
Com alto nível de interoperabilidade, o Low Code disponibiliza uma interface REST, habilitando o acesso simples e seguro a aplicações legadas que não foram desenvolvidas com conceitos web.
Com o Low code é possível criar qualquer tipo de relatórios e paineis personalizados respeitando todas regras de acesso e perfis. A plataforma possui acesso a bancos de dados, tando interno quanto externo, além de diversas interfaces, por exemplo webservices, para entrega de informações relevantes conforme necessidade.
Uma aplicação Low Code é um conjunto de elementos que quando integrados proveem funcionalidades que podem ser utilizadas de forma individualizada (stand-alone), ou integradas ao Oxygenou a sistemas legados.
Os elementos de uma aplicação Low Code são: Projeto Low Code, Conexão de Banco de Dados, Objeto de Negócio, Regra de Negócio, Formulário, Fluxo de Integração (Opcional), Pacote (Opcional), Query Component (Opcional), Configuração de Relatório (Opcional) e FaaS NodeJS (Opcional).