Administração da Plataforma
...
Introdução à Administração de ...
Autenticação

Cadastrar Conexões LDAP

9min

O LDAP (Lightweight Directory Access Protocol - "Protocolo de acesso aos diretórios leves") é um protocolo padrão que permite gerenciar diretórios, ou seja, acessar bancos de informações sobre os usuários de uma rede por meio de protocolos TCP/IP.

Você pode configurar o 4biz para consultar bases de usuários disponíveis num serviço de diretório (Microsoft Active Directory ou open-LDAP) e, com isso, permitir que esses usuários se autentiquem no 4biz usando suas credenciais, sem a necessidade de cadastrá-los manualmente (no 4biz).

Atualmente, a leitura de dados em um servidor AD/LDAP se resume ao objeto "usuário". Dessa forma, você pode usar filtros para trazê-los para o 4biz.

Além disso, você pode utilizar a opção "Mapeamento de Campos" para carregar informações de atributos (ex.: e-mail, telefone, localidade etc.).

Abaixo, é demonstrado um modelo de autenticação para clientes 4biz Cloud que querem usar suas bases de diretórios locais (on-premises).

Document image


Antes de começar

Caso você queira configurar a sincronização automática de usuários é preciso criar um CRON para esta finalidade (Ex. sincronizar usuários todo dia às 00:00).

Para criar um agendamento vá no menu Processos > Gerência de Evento > Horário.

Procedimento

Configurar conexão

  1. Acessar o menu Parametrização > Configuração LDAP;
  2. Clicar no botão "Novo";
  3. Preencher os campos disponibilizados;

Campo

Descrição

Exemplo

Implementação

Tipo do servidor de diretório

AD/OpenLDAP

URL Conexão

Endereço de acesso à base de diretórios. Note que você poderá utilizar uma conexão não criptografada (porta 389) ou criptografada (porta 636)

ldaps://auth.domain.com:636

DN Base

DN Base usado para pesquisar entradas de usuários

dc=domain,dc=com

DN Alias

Domínio/Nome da conexão, esse nome será visível na tela de login

domain.com

Filtro

Filtro para consulta de objetos nos diretórios

(&(objectCategory=person)(objectClass=user))

DN Manager

Usuário com permissão para buscar o diretório. Neste caso, informe o valor conforme o atributo "distinguishedName" do AD

CN=Service User,OU=COMPANY,DC=domain,DC=com

Pwd Manager

Senha do DN Manager

*****

Configuração Padrão

Se a conexão está disponível na tela de login

Sim/Não

📌 IMPORTANTE!

Caso não existam Grupos DN, preencher o campo "DN Grupo" apenas com um asterisco. Isto fará com que o sistema verifique todo o domínio.

4. Verificar conectividade com a base, para isso, clicar em "Testar Conexão", se todos os dados estiverem corretos você receberá a mensagem "Conexão realizada com sucesso";

5. Clicar no botão "Gravar".

Atenção!

Antes de pedir para testar deve-se clicar o botão "Gravar" para salvar a configuração, caso contrário o teste usará os dados anteriores às alterações feitas na tela.

Configurar Grupo DN e Apontamentos

Após ter configurado uma conexão com sucesso, você deverá adicionar preferências para a sincronização de usuários, neste caso, você deve indicar Grupos LDAP e Mapeamento de campos. No caso dos "Grupos LDAP", você tem a possibilidade de criar personalizações onde determinados usuários herdarão automaticamente permissões no 4biz via link com Perfil de Acesso ou Grupo.

Para o item "Mapeamento de Campos", você pode configurar a aplicação para ler as informações de atributos do AD/LDAP e trazê-las para o cadastro do colaborador (ex.: ler o atributo "mail" e alimentar o campo "e-mail" do colaborador).

  1. Para vincular novos grupos, clicar no botão "Adicionar" na área Grupos LDAP e informar os dados:

Campo

Descrição

Exemplo

DN Grupo

Caminho para o Grupo DN

OU=Users,OU=Company

Filtro

Filtro para a pesquisa do objeto. Deixe em branco para usar o definido na conexão

(&(objectCategory=person)(objectClass=user))

Atributo para Nome

Informar o atributo para leitura do nome (ex.: CN, SamAccountName etc.)

CN

Atualizar Vínculos

Frequência com que os campos "Perfil de Acesso" e "Grupo" serão atualizados ao realizar uma sincronização (Opções: Sempre, Nunca ou Somente na criação)

Sempre

Perfil de Acesso

Perfil do sistema que os usuários herdarão

Administrador

Grupo

Grupo do sistema que os usuários serão inseridos

Gerentes

Agendamento

Período em que a sincronização automática será executada

[Todo dia]*

2. Para vincular atributos à campos, clicar no botão "Adicionar", na área Mapeamento de campos, digitar o nome do campo LDAP e selecionar o campo correspondente no 4biz;

Campo no LDAP

Campo no sistema

mail

E-mail

TelephoneNumber

Telefone

localeID

Localidade

3. Clicar no botão "Gravar".

🖊 Nota: Quando há um pedido de autenticação na tela de identificação do sistema (login e senha) é executado um ciclo de busca da conexão correta com base nesta configuração, ou seja, há uma tentativa de autenticação para cada domínio aqui cadastrado (se houver mais de um).

Para usar o Protocolo LDAPS

A utilização do protocolo LDAPS no 4biz requer o certificado público do servidor AD/LDAP no repositório de certificados CA do JAVA (em seu servidor Wildfly). Assim, você deverá exportá-lo do servidor AD/LDAP e importá-lo em sua instância. Em caso de dúvidas acerca da importação de certificados no servidor de aplicação, consulte o documento de instalação.

O que fazer depois

Para usar efetivamente a autenticação AD/LDAP é necessário, após o cadastro da conexão, alterar o parâmetro 22 e informar valor igual à "2", ou seja, indicar que o método padrão de autenticação no 4biz é o AD/LDAP. De toda forma, a autenticação manual continuará funcionando normalmente.