Central de Eventos
Este conhecimento tem como objetivo apresentar algumas funcionalidades para o gerenciamento de eventos, permitindo, por exemplo:
- A visualização de gráficos;
- Acompanhar o monitoramento; e
- Pesquisar a ocorrência de eventos.
Para ter acesso a todas as possibilidades de visualização das opções de um evento, é preciso ter um servidor com aplicação EVM e Mongo funcional comunicável com o ITSM.
- Acesse a funcionalidade por meio da navegação no menu principal Processos > Gerência de Evento > Evento;
- Busque pelo evento e ação desejados.
- No lado esquerdo da tela, embaixo da área de pesquisa e ao lado do "Gerenciamento de eventos", você poderá optar pela visualização dos eventos no Gerenciador de eventos ou por ver os gráficos dos eventos.
Existem 5 gráficos disponíveis e veremos cada um deles a seguir.
Este gráfico apresenta a análise de tendências e a comparação por período - (definido no item de pesquisa, no ícone de lupa (🔎) - de eventos ocorridos com os status): Information, Warning, Exception, Up, Down e Unknown.
As informações apresentadas estão relacionadas à distribuição de eventos em um gráfico de anel. Ao clicar na parte que você deseja ver, um balão com o número de eventos ocorridos aparecerá.
A apresentação deste gráfico refere-se à integração com ferramentas de monitoramento internas e externas, além do número de eventos gerados pela origem.
O gráfico apresenta o número de eventos que ocorreram em cada item de configuração, divididos por status: Information, Warning, Exception, Up e Down. O número exibido nos indicadores de status refere-se ao número de eventos ocorridos em cada IC.
Ao clicar no indicador, ele apresentará todos os eventos que ocorreram com seu ID exclusivo, status (classificação), origem (ferramenta) e data/hora.
As informações do gráfico apresentam o número de eventos ocorridos por serviço e divididos por status: Information, Warning, Exception, Up e Down. O número exibido nos indicadores de status refere-se ao número de eventos ocorridos em cada serviço.
Ao clicar no indicador, ele apresentará todos os eventos que ocorreram com seu ID exclusivo, status (classificação), origem (ferramenta) e data/hora.
Os eventos serão criados na plataforma por meio da integração com ferramentas de monitoramento internas e externas.
O evento capturado será classificado (Information, Warning ou Exception), e será criado com o status logado e de acordo com as ações automáticas que um incidente, um problema ou uma notificação podem ser criados.
Se uma ação automática for acionada, o evento terá o status alterado de logado para em execução até que este seja resolvido ou arquivado.