Construir e Manter Relatórios Smart
Esta funcionalidade tem o objetivo de prover a facilidade de elaboração de relatórios personalizados com os dados das funcionalidades requeridas, sem necessidade de novas atualizações ou softwares adicionais.
É necessário ter permissão de acesso.
Para usar o Designer é necessário definir o nome do Schema de banco de dados a partir do parâmetro 32 (ex.: public).
É necessário conhecimento de Standard Query Language (SQL), para criar ou manipular os relatórios.
- Acessar a funcionalidade através da navegação no menu Relatórios > Relatórios Smart > Gerador de Relatórios Smart;
- Clicar no botão "Novo";
- Preencher os campos necessários. Definir o tipo:
- SQL: para criar um Relatório "SQL" (que retornam as informações do Banco de dados através de uma Query). Este tipo de relatório possui as seguintes saídas:
- Template: Este tipo de saída possibilita a estruturação visual das informações, de modo que seja possível a organização das informações conforme a necessidade (verifique que a aba "Template" é mostrada). O padrão de templates utilizado é o FreeMarker, para saber mais, acesse https://freemarker.apache.org
- Gráfico:
- Linha: informações mostradas por pontos e conectados por linhas.
- Barra: informações visíveis em formato de barras verticais.
- Pizza: informações divididas em setores mostradas em uma imagem circular.
- Data table: utiliza um plugin do sistema para paginar a visualização de conteúdos, incluindo recursos como itens de pesquisa.
- Cubo: Semelhante ao que ocorre com o relatório data table, é necessário apenas indicar os elementos da consulta e o framework irá realizar as ações. Assim, quando o usuário final selecionar tabelas, preferências etc., o relatório é criado dinamicamente.
- HTML: Semelhante ao que ocorre no relatório Template, porém, neste a aplicação monta o conteúdo HTML para a visualização das informações.
- CSV: Permite ao usuário baixar em formado CSV (separados por vírgula) os dados consultados.
- RhinoScript: para criar um relatório que retorna as informações do Banco de dados através de um "Script" é necessário selecionar o tipo "RhinoScript". As saídas possíveis para este tipo de relatório são as mesmas que do tipo SQL: Template, Gráficos (linha, barra e pizza), Cubo, CSV e HTML. (Ver descrição acima).
- JSP: cria um relatório com conteúdo dinâmico. Ao optar por este tipo, deverá informar os parâmetros e o script JSP - Java Server Pages.
- Builder: cria um relatório do tipo "Builder", basta vincular um formulário "Builder" existente.
📌 IMPORTANTE!
É possível criar relatórios Drill Down (apenas para saídas "Gráfico de pizza" ou " Gráfico de Barra"), indicando no item "Sub relatório" o Smart Report que será utilizado para este fim. Note que é necessário usar um critério = "{PARAM.parentParameter}".
4. Especificar permissões de acesso, ou seja, onde e para quem será exibido o relatório que está sendo criado:
- N/A: selecionar essa opção, caso o relatório esteja disponível para visualização apenas na área de Smart Reports e em Dashboards;
- Geral: selecionar essa opção para exibição do relatório em um ou mais módulos, onde deseja que o relatório seja exibido (Configuração, Incidentes/Requisições, Incidentes/Requisições (Gráfico), Liberação, Mudanças, Problemas);
- Específico: selecione um único módulo onde deseja que o relatório seja exibido (Configuração, Incidentes/Requisições, Incidentes/Requisições (Gráfico), Liberação, Mudanças, Problemas).
5. Clicar no botão "Gravar";
A construção de Smart Reports pode ser realizada seguindo uma das abordagens abaixo:
- Usando o Designer:
- Selecionar as Tabelas que serão consultadas;
- Indicar os Relacionamentos;
- Inserir filtros pela aba "Parâmetros";
- Definir Condições (apenas depois de criar os filtros);
- Adicionar Resultados;
- Codificando:
- Escrever o conteúdo SQL/Rhino/JSP na aba correspondente;
- Inserir filtros pela aba "Parâmetros";
⚠ Atenção!
Quando se usa o Designer para a construção do relatório, automaticamente as query's são criadas e estão visíveis na aba "SQL". Perceba que não é possível usar, ao mesmo tempo, Designer e inserção manual de conteúdo SQL.
A ferramenta de Designer possibilita a criação de relatórios SQL sem a necessidade de codificação. Veja abaixo os itens disponíveis:
- Tabelas: Nesta área, você deve selecionar as tabelas que serão consultadas. Para isso, clique em "Adicionar", no Campo "Nome", digite o nome da tabela e o resultado aparecerá automaticamente. Clique na(s) tabela(a) e depois em "Enviar". É possível remover a seleção de tabelas clicando no checkbox do lado esquerdo da tabela e depois, clique em "Remover".
- Relacionamentos: Nesta área, você pode indicar (se for o caso) os relacionamentos entre as tabelas selecionadas no item "Tabelas". Para isso, selecione a primeira tabela do relacionamento no item "Tabela", indique uma Coluna da tabela, selecione um Relacionamento (INNER JOIN, LEFT JOIN, RIGHT JOIN ou FULL JOIN). Depois, selecione a segunda tabela do relacionamento e indique a coluna. Por fim, clique em "Adicionar". Aqui também é possível remover a seleção de relacionamentos clicando no checkbox do lado esquerdo do registro e depois em "Remover".
- Condições: Nesta área, você pode indicar condições por intermédio de operadores (WHERE, AND ou OR) para tratamento dos dados. Para isso, selecione o operador, a tabela, o comparador e o valor (se for o caso), após isso, clique em "Adicionar". Caso precise, remova a condição clicando no checkbox do lado esquerdo da tabela e depois em "Remover".
- Resultados: Nesta área, você deve indicar quais são as categorias de informações que serão exibidas. Para isso, selecione a tabela e a coluna e clique em "Adicionar". É possível remover o valor informado clicando no "x" - do lado direito da combinação.
Filtros podem inseridos em um Smart Report para possibilitar que usuário final defina cenários para geração do relatório. Para usar um filtro, clique na aba "Parâmetros" e insira o filtro desejado. Veja alguns:
- Na aba "Parâmetros": Parameters
- Diretamente no SQL: Parameters in SQL
- Diretamente no RhinoScript: Parameters in RhinoScript
Exemplo
Resultado
Example use Parameters
Alguns relatórios podem necessitar de consultas específicas ou tratamentos diferenciados. Assim, você pode utilizar a área de construção de código (SQL/RhinoScript/SQL à depender do tipo de Smart Report selecionado na aba "Cadastro"). Dessa forma, construa a consulta que atenda às necessidades do seu relatório.
- Exemplo de SQL: Example use SQL
- Exemplo de RhinoScript: Example use RhinoScript
- Exemplo de JSP: Example use JSP
Existe a possibilidade de importar um "Relatório", para tanto, clique no botão "Importar" e selecione o arquivo no formato ".citreport". Além disso, você pode exportar relatórios existentes em sua instância. Para isso, clique em "Editar", e ao final da página, clique em "Exportar".
Os relatórios criados podem ser visualizados em diferentes áreas dos 4biz. Veja as possibilidades:
- Visualização em Processos, conforme definido na aba "Cadastro", item "Módulo(s) onde será exibido".
- Visualização em Dashboards, neste caso, apenas necessita de vinculação dos grupos que podem usá-lo como widget no Smart Decisions (Dashboards).
- Visualização na área de Smart Reports, assim, após vínculo de grupos poderá ser utilizado nessa área.