Relacionar Itens ao Problema
É possível vincular uma série de informações ao Problema, tais como: liberação, conhecimento, serviços relacionados, dentre outros.
O vínculo de informações pode ocorrer em todo o ciclo de vida do Problema. Dessa forma, essa funcionalidade poderá ser utilizada a qualquer momento, caso seja necessário.
No entanto, é imprescindível ter acesso a um Problema.
- Acesse a funcionalidade por meio da navegação no menu principal: Processos > Gerência de Problema > Problema;
- Para informar os dados complementares do problema, marque a opção de captura ou de visualização do problema;
- Para visualizar informações sobre campos específicos, clique nas guias: Solicitante, Incidentes e Problema.
- Para vincular Incidentes, clique na área com o mesmo nome e, em seguida, no ícone "Adicionar", sendo necessário buscar e selecionar o incidente a ser vinculado.
- Também será disponibilizada a possibilidade de criar um incidente a partir deste problema, ao clicar no ícone “Cadastrar” e preencher os dados necessários.
✅ Regra: Ao vincular ou cadastrar um incidente e salvar o problema, será disparada uma notificação tanto na tela e quanto para o e-mail do responsável atual pelo incidente.
Contudo, esta notificação só será enviada caso o incidente já tenha sido capturado pelo seu executor. Portanto, se não houver captura e, consequentemente, a designação do responsável, a notificação não será disparada.
O envio da notificação supracitada é automático, o que não necessita de parametrização.
- Para vincular Itens de Configuração, clique na área “IC Relacionado” e, em seguida, no botão “Pesquisa item de configuração”. Realize a busca e aperte no botão “Selecionar” para completar a operação.
- Logo após, é possível vincular o IC selecionado ao problema, clicando no ícone “Serviços”; e, ao apertar o ícone “Info”, será possível visualizar todas as informações do IC vinculado;
- Para vincular uma Mudança, clique na fase de "SOLUÇÃO", na aba de "Mudanças". Existe a possibilidade de pesquisar pelo número da Mudança ou até de cadastrar uma nova Mudança.
- Após a vinculação, é possível editar a Mudança e observar os “Itens de Configuração”, ao clicar no ícone com o mesmo nome. Por fim, para remover o vínculo do Serviço, basta clicar no ícone “Remover” e confirmar a operação.
- Ao clicar na área “Serviços Relacionados”, será apresentado o serviço relacionado ao problema (se o mesmo já tiver sido vinculado) com algumas ações disponíveis, como: visualizar o “Mapa de Serviço”, ao clicar no ícone de mesmo nome e observar os “Itens de Configuração”, ao clicar no ícone com a mesma denominação.
- Por fim, para remover o vínculo do Serviço, basta clicar no ícone “Remover” e confirmar a operação.
📌 IMPORTANTE!
Caso não haja nenhum serviço relacionado, será possível vincular um novo serviço ao problema, clicando na área de “Serviços Relacionados” e, em seguida, no botão “Adicionar Serviço”. Depois, selecione o serviço desejado e clique sobre o mesmo.
- Para vincular uma Liberação, clique na área com o mesmo nome e, em seguida, sobre o campo de pesquisa. Selecione a liberação desejada.
- Caso queira cadastrar uma nova liberação, clique no botão “Cadastrar” e preencha os dados;
- Para vincular outros Problemas, clique na área com o mesmo nome e, em seguida, sobre o campo de pesquisa. Selecione o problema desejado.
- Se desejar criar um novo problema a ser relacionado, basta clicar no botão “Cadastrar” e preencher os dados necessários;
- Para vincular um Conhecimento, clique na área com o mesmo nome e, em seguida, sobre o campo de pesquisa. Selecione o conhecimento desejado.
- Caso queira criar um novo conhecimento, clique no botão “Cadastrar” e preencha os dados necessários.
Clique em "Opções" e, em seguida, em "Gravar e avançar o fluxo" ou "Gravar e manter a tarefa atual", sendo que esta última opção possibilita não avançar o problema para próxima fase do fluxo.